TÉCNICA:
CHI-KUNG (QI GONG LI)

É uma técnica taoísta milenar de relaxamento dinâmico que proporciona o equilíbrio do corpo, da mente e acalma o espírito.

← Voltar à lista de técnicas

CHI-KUNG ou QI GONG LI,  a Arte de Mover o Sopro 

QI – Sopro

GONG – Habilidade, engenhoso, trabalho; que graças ao seu trabalho elabora uma obra artística.

LI – Fortaleza, vigor, força, potencia, esforço.

O qi gong li apareceu na China. Os monges dos monastérios há vários milênios o empregavam como parte de seus trabalhos espirituais, para viver o sentido da força do universo. Assim, mediante o trabalho com o QI (sopro), o monge se convertia em uma entidade de força que não podia ser perturbada pelo entorno, ou seja, ele se fundia com a natureza com a finalidade de ser unido com ela, de ser ela mesma.

Durante a época dos reinos combatentes, os guerreiros conviveram estreitamente com os monges e aprenderam alguns aspectos desta arte do sopro, desta arte de manejar o QI, e o transformaram no que agora conhecemos com Artes Marciais. Manejavam o mesmo sopro, o mesmo QI, mas com outra atitude, com outra intenção e com muito mais velocidade. Pouco a pouco se foi esquecendo sua verdadeira origem: a arte de fundir-se com o sopro do que se via: uma árvore, um tigre, uma garça, um macaco. Não imitavam seus movimentos (como se fazem atualmente), se não que se convertiam em uma autentica árvore, tigre... E se moviam tal como eles.

Essa maneira tão especial de comportar-se resultava na preservação da saúde e os tornava longevos, além disso, o Qi Gong Li também era empregado para a sanação dos necessitados. Tudo dependia da ATITUDE e da INTENÇÃO.

Para entrar nessa dinâmica realizavam ideogramas (ideograma é a representação gráfica de uma idéia, que não é inventada pelo homem, e sim que surge como inspiração divina; é uma linguagem revelada).

Literalmente, QI GONG LI é a habilidade, que tem o homem de viver no sentido da força. Realmente é a capacidade que tem o homem de sanar por meio das mãos.

Portanto, qualquer pessoa pode praticar o Qi gong li ou realizá-lo com a intenção de atender um ser que esteja enfermo.

O QI GONG LI tem como função:

  • Viver no sentido da força do universo.
  • Longevidade.
  • Acalmar, tranqüilizar a mente.
  • Serenar o coração.
  • Harmonizar os sentimentos.
  • Eliminar perturbações emocionais.
  • Ativar as funções cerebrais, atuando no sistema nervoso central.
  • Regular as funções metabólicas e fisiológicas, como funções cardiovascular, respiratória e demais.
  • Reduzir estancamentos de sangue e energia.
  • Preservar a saúde.
  • Manter o ser em alerta. 

 Obs. ao lermos a pronúncia é ti cun li.

 

Terap. Lêdda Martins

Quarta-Feira - 19h às 20h

Mensalidade: R$ 125,00

                      ou aulas soltas/individuais R$ 35,00 cada